Perfil

Rerisson Cavalcante de Araújo é pesquisador da área de lingüística. É doutor em Semiótica e Lingüística Geral pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também realizou sua graduação em Letras (licenciatura e bacharelado).

Sua área de atuação principal é Lingüística Formal, na linha teórica do programa minimalista da teoria gerativa. Também tem interesse por Filosofia da Linguagem e por questões de Sociolingüística do português. Seus temas principais de pesquisa são: negação sentencial, construções imperativas e complementos dativos.

Tem participado de projetos de descrição de propriedades da fala de comunidades formadas por ex-escravos (e seus descendentes) voltados para a compreensão da influência do contato lingüístico na formação do português brasileiro.

Atualmente é professor de lingüística da UFBA, desde julho de 2013. Foi professor de língua portuguesa e de linguística do Centro Universitário Jorge Amado (UniJorge) — de março de 2012 a junho de 2013 — e da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME) — de julho de 2006 a dezembro de 2007. Foi também professor substituto de lingüística da UFBA de 2006 a 2007 e de 2012 a junho de 2013; além de professor visitante de língua portuguesa na Universidade de Leiden (Holanda), em 2009.