“Não se preocupe com a sexualidade alheia!” — ahn?

Falando sobre respeito ao próximo, um palestrante disse que nós “não devíamos nem saber se outro é gay ou não; isso é problema dele; ninguém tem nada a ver com isso. Aliás, como é que você sabe se a pessoa é gay ou não – você dormiu com ela?!“.

Eu queria concordar totalmente com isso. Eu queria muito mesmo concordar com essa fala. Só que eu não conheço uma única pessoa que saia por aí perguntando, indiscriminadamente, às pessoas sobre suas preferências sexuais. Você conhece alguém? Mais do que isso: você conhece alguma pessoa  “ultrapassada” ou “intolerante” que faça isso? Ao contrário: as pessoas consideradas caretas e ultrapassadas são justamente as que menos perguntam ou contam às outras sobre práticas sexuais — quando não silenciam totalmente sobre elas.

Conheci, porém, muita, muita gente (gay e hétero) que saía contando tudo sobre suas vidas sexuais a quem jamais havia perguntado coisa alguma. Também conheci muita gente cujo passatempo favorito era passar o dia falando sobre e/ou imaginando os detalhes sobre a vida sexual de terceiros. Interessantemente, algumas das pessoas que faziam isso são justamente as que hoje tentam se passar por legais e tolerantes e maravilhosas, repetindo esse tipo de slogan sobre supostamente respeitar a sexualidade alheia.

Por que as pessoas mais obcecadas pela sexualidade alheia são justamente as que mais apontam o dedo acusatório aos outros, condenando-os como “intrometidos na vida sexual dos outros” por comentários que muitas vezes são apenas genéricos? Eu respondo:  é apenas uma questão de ego e de auto-engano. É uma tentativa de inflar seu próprio ego, posando de legal e tolerante, posando de cool e moderninho, às custas de pintar os outros como supostos monstros, por comparação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s