Celebridades, casamento e felicidade

Um celebridade de Hollywood dizendo que não precisa casar e ter filhos para ser feliz e reclamando contra esse pensamento retrógrado dos outros é uma piada duplamente divertida.

Primeiro, porque essa não é uma crença tradicional, mas moderna. Foi a modernidade que inventou a ideia de que as pessoas se casam para serem felizes; têm filhos para serem felizes. Os antigos não pensavam assim. Os pagãos, provavelmente, pensavam que as pessoas se casavam e tinham filhos para se tornarem adultos. Já os cristãos deviam pensar que as pessoas casam e tinham filhos para tentar tornar os outros (o cônjuge, os filhos) felizes. Não se tratava de uma fonte de felicidade, mas de uma fonte de experiências humanas e desafios.

Segundo, porque quem espalhou na sociedade essa crença da felicidade como o propósito do casamento e da paternidade/maternidade foram em grande parte os artistas, os atores, o teatro, os filmes, as séries de TV, as… celebridades de Hollywood.

Eis o drama moderno, em que essa crença no colocou: a época da história humana em que mais se buscou reduzir o casamento e os filhos a uma fonte de felicidade — ignorando o dever moral associado a estes — é justamente a época em que as pessoas passaram a sentir o casamento e os filhos como fonte de infelicidade, como algo inútil e sem sentido, que deve ser evitado a todo custo. A modernidade, mais uma vez, dá um tiro em seu próprio pé — e pior: ainda coloca a culpa por suas falhas no passado e na tradição.

Nas palavras de certo filósofo brasileiro, cujo nome não pode ser pronunciado na universidade, mas que tem uma longa experiência de estar certo sobre as coisas: “O casamento não foi feito para a felicidade humana, mas para o amor humano“.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s