Introdução a Shakespeare (Vídeo)

O aluno de Letras deveria começar o curso já com um profundo conhecimento de literatura brasileira e universal, para, então, deparar-se com estudos e teorias acadêmicas sobre as obras. Não é o que acontece. A esmagadora maioria de nós chega à universidade tendo pouquíssimas leituras.

E, durante o curso, apesar do acesso a uma grande biblioteca, muitas vezes, é extremamente difícil superar o atraso, devido à grande quantidade de leituras teóricas e à falta de tempo. E isto é muito ruim, pois muita teoria literária acadêmica jogada sobre uma mente com pouca cultura literária não ajuda a desenvolver a inteligência dos alunos, mas sim a prejudicá-la, enchendo-o de vícios e idéias pré-concebidas.

Quanto a Shakespeare, eu me lembro que aproveitei um pouco da biblioteca da UFBA no primeiro semestre do curso, lendo algumas obras como Hamlet, Romeu e Julieta, MacBeth, Othelo (meu preferido), Muito barulho por nada, Sonhos de uma noite de verão… que, infelizmente, eu deveria ter lido no primeiro e segundo grau, mas não o pude fazê-lo. Mas logo em seguida praticamente não pude ler mais nada. E ainda hoje estou tentando suprir esta deficiência.

Aos interessados em Shakespeare, recomendo o vídeo abaixo, de uma aula do professor Eduardo Dipp, ministrada em 15 de julho de 2013 no então chamado Instituto Landmark, como uma introdução à obra do dramaturgo inglês. Vocês podem perceber que a palestra é muito mais centrada na obra em si e no que ela tem a nos dizer do que em teorias literárias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s